Análises e Estudos - Mapeamento dos gargalos com relação à Transferência de Tecnologia
O mapeamento dos gargalos das empresas de base tecnológica para internacionalização e transferência de tecnologia foi realizado no período de 02/08-01/09/2016. Foi solicitado aos coordenadores das Instituições/Organizações participantes da Rede TT → INOVA , o contato de todas as empresas graduadas e incubadas. Na sequência, um formulário para preenchimento foi encaminhado a cerca de 862 empresas incubadas e graduadas, a fim de mapear os gargalos com relação à transferência de tecnologia.
Das 18 instituições/organizações participantes da Rede, na época da pesquisa, quatro não possuem empresas incubadas/graduadas ou não encaminharam nenhum contato. Das empresas que responderam ao formulário encaminhado, 46,9 % disseram ser Incubada, 28,1 % Graduada, 12,5 % Pré-incubada e 12,5 % disseram estar ligada às Incubadoras de outra forma, tal que 97 % do total respondeu estar “ativa” ainda.
Figura 1 - Resultado das respostas apresentadas no formulário referente à transferência de tecnologia de empresas incubadas e graduadas que fazem parte das instituições/organizações participantes da Rede TT → INOVA .
Para as empresas que realizaram Transferência de Tecnologia, 54,5 % responderam que houve dificuldade no processo, tal que algumas ainda pontuaram estas:
- Desalinhamento de interesses e prazos;
- Deficiência na comunicação;
- Desentendimento geral do projeto;
- Problemas de negociação;
- Sigilo, privacidade e ética;
- Burocracia do processo;
- Risco de investimento nas inovações;
- Entre outros.
Mesmo assim, das empresas que tiveram dificuldades, 57,1 % responderam que estas foram superadas, enquanto que 42,9 % não as superaram e indicaram ainda que outras tentativas não foram realizadas, que as propostas subsequentes não foram adequadas ou então, que os prazos e interesses não puderam ser alinhados.
Para as empresas que responderam não ter existido tentativa de Transferir Tecnologia, a maioria (80 %) respondeu que isso ocorreu porque não houve oportunidade, enquanto que 15 % responderam que foi porque não houve interesse.
Se não foi realizado Transferência de Tecnologia, 88 % das empresas responderam que teriam interesse em realizar.
Além disso, as empresas que responderam este formulário sugeriram a vontade de conhecer mais a fundo o tema Transferência de Tecnologia, quais as formas existentes, benefícios, riscos e processos legais.
Organização de Evento - I Encontro da Rede TT → INOVA
Organização do “I Encontro da Rede TT → INOVA e XXIII Workshop INTEC: Gestão de Incubadoras”, realizado nos dias 16 e 17 de março de 2017 em Curitiba - PR. O evento integra o Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento - CYTED por intermédio da Rede Iberoamericana de Transferência de Tecnologia para Inovação Tecnológica Competitiva - Rede TT → INOVA , e teve por objetivo principal promover o conhecimento na área de gestão de incubadoras, a integração transnacional e a troca de experiência entre os Gestores e Administradores de Incubadoras e Núcleos de Inovações Tecnológicas (NITs) não somente do Brasil mas também de outros países participantes da Rede Ibero-americana.
O evento teve como tema principal a melhoria na gestão das Incubadoras e NITs, apresentação de projetos de incentivo à inovação, vantagens de atuar em redes, cases de sucesso em Incubadoras, painéis de benchmarking e oficinas de trabalho que rendeu inúmeras discussões inseridas nos seguintes tópicos referentes a um modelo de gestão: sensibilização e prospecção, planejamento, qualificação, assessoria/consultoria, monitoramento, graduação e gerenciamento.
Organização de Evento - II Encontro da Rede TT → INOVA
Organização do “II Encontro da Rede TT → INOVA e XXIV Workshop INTEC - Propriedade Industrial e Proteção do Conhecimento Sensível: Transversalidades e Experiências”, realizado nos dias 23 e 24 de novembro de 2017 em Curitiba – PR.
O evento, destinado às empresas, startups, incubadoras, parques tecnológicos, além dos núcleos de inovação tecnológica e toda comunidade acadêmica, voltado para empresários e empreendedores, teve como objetivo apresentar metodologias e ferramentas disponíveis para aprimorar a proteção do conhecimento científico e tecnológico.
Formação - Curso Método CAF para el Desarrollo Acelerado de Patentes
Com o apoio do Projeto Rede TT → INOVA , apoiado pelo CYTED, o Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar e a Universidade da Região de Joinville- Univille participaram do terceiro treinamento no desenvolvimento acelerado de Patentes Tecnológicas no Paraguai, nos dias 30/10 à 03/11/2017, organizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT) e pela Direção Nacional de Propriedade Intelectual do Paraguai (DINAPI), para esta edição, com 57 representantes de várias entidades públicas e privadas do Paraguai.
O workshop funcionou no âmbito do Método CAF para o desenvolvimento acelerado de patentes, que já conseguiu a conceitualização de mais de 750 conceitos tecnológicos desenvolvidos por 650 profissionais treinados. Esses resultados impactam diretamente nos Indicadores de inovação tecnológica na região. O método CAF para o desenvolvimento acelerado de patentes é implementado em 6 países da região (Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai e México). Com este tipo de iniciativas, pretende aumentar a capacidade de gerar mais pedidos de patentes no Paraguai e seu registro no país e nos USPTO – Escritório de Patentes dos Estados Unidos da América, para posterior comercialização. Este importante esforço de treinamento para a conceituação e registro de tecnologias patenteáveis do setor público e do setor privado beneficiará o desenvolvimento e a renda do país. Como resultado foram gerados 7 conceitos tecnológicos, passíveis de patenteamento.
Disseminação da Rede por parte dos integrantes em eventos
- X Encontro Anual do FORTEC
Apresentação do CYTED e da Rede TT → INOVA no X Encontro Anual do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), em Cuiabá/MT, Brasil, entre os dias 09 a 13/05/2016, com a participação de diversos integrantes da Rede.
- Macau’s International Conference on Intellectual Property 2016
Apresentação de palestras do Coordenador da Rede TT → INOVA (Marcus J. Zanon) na “Macau’s International Conference on Intellectual Property 2016” (MICIP) (http://micip2016.macaota.org/), em Macau e no “Seminar on Legal Service Co-operation between China and Portuguese-speaking Countries”, em Zuhai, na China, nos dias 27 e 28/06/2016. Neste evento o coordenador da Rede apresentou o sistema de depósito de patente que é executado no Brasil, a inovação perante o enquadramento jurídico brasileiro, divulgou as redes de conhecimento tal como a Rede TT → INOVA , além de ter conhecido diversas pessoas da área de inovação agregando possibilidade de parcerias.
- II Workshop de Inovação do IFPR
Apresentação de palestra e esclarecimento de dúvidas sobre Inovação pelo Coordenador da Rede TT → INOVA (Marcus J. Zanon), no “II Workshop de Inovação do Instituto Federal do Paraná (IFPR)”, em Curitiba/PR, Brasil, entre os dias 24 a 26/08/2016. Neste evento foi possível instigar o espírito empreendedor do corpo discente do Instituto Federal do Paraná, apresentar as formas legais de regularização de uma inovação (depósito de patente, registro de marca, entre outras), além de esclarecer dúvidas sobre transferência de tecnologia e debater sobre as vantagens de atuar em redes, como a Rede TT → INOVA .
- 73ª Semana Oficial de Engenharia e de Agronomia (SOEA)
Apresentação de palestra pelo Coordenador da Rede TT → INOVA (Marcus J. Zanon), intitulada: “Inovação e redes de conhecimento”, na “73ª Semana Oficial de Engenharia e de Agronomia (SOEA)”, em Foz do Iguaçu/PR, Brasil, entre os dias 29/08 a 01/09/2016. Neste evento o coordenador da Rede apresentou as principais funções de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e das Incubadoras, indicou alguns caminhos legais de prospecção de novas tecnologias e incentivou a atuação em redes de conhecimento, tais como a Rede TT → INOVA .
- Workshop of International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP)
Apresentação de palestras pelo Coordenador da Rede TT → INOVA (Marcus J. Zanon) no “Workshop of International Association of Science Parks and Areas of Innovation” (IASP), em Montevidéu, no Uruguay, nos dias 03 e 04/11/2016. Neste evento foi possível apresentar a atuação do Tecpar e divulgar a Rede. A troca de experiências e de contato com diversos agentes e apoiadores do desenvolvimento tecnológico, tais como gestores de incubadoras e agências de fomento ampliou as possibilidades de novos participantes.
- 4° Seminário do Tecpar
Apresentação de palestra sobre a Rede TT → INOVA pelo Coordenador da Rede TT → INOVA (Marcus J. Zanon) no “4° Seminário de Integração Técnico-Científica do Tecpar”, no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Curitiba/PR, Brasil, no dia 14/12/2016. Neste Seminário foi possível difundir a Rede perante o Tecpar, além de conhecer outras áreas em que o Tecpar tem atuado, inclusive para poder auxiliar nas possibilidades de obtenção de propriedade intelectual e possível transferência de tecnologia que possa ser gerada por alguma destas pesquisas apresentadas.
- XI Encontro Anual do FORTEC
Este evento que contou com a participação de vários membros da Rede, ocorreu entre os dias 16 e 19/05/2017 em Fortaleza/CE, Brasil. O Coordenador do TT → INOVA, Sr. Marcus Julius Zanon, dirigiu a mesa redonda denominada “Experiências em gestão da propriedade intelectual e transferência de tecnologia em instituições latino-americanas”, tendo como objetivo promover a interação entre institutos Iberoamericanos para a promoção da inovação. Além da mesa redonda, houveram ainda duas apresentações de palestras, uma de Luciana Diaz que apresentou a Universidad Nacional del Litoral, da Argentina, e suas atividades para a incorporar ciência e tecnologia no estado e exemplos bem-sucedidos de transferência de tecnologia. A outra palestra apresentada pela Rede foi de Déborah Szwedzki, do IPTP do Uruguai, que contou sobre a história do instituto e quais atividades realizam para a promoção da inovação na universidade.
- VII ProspeCT&I 2017
A Rede TT → INOVA teve quatro participações neste evento, que aconteceu entre os dias 15 a 19/08/2017 em Salvador/BA, Brasil:
1º - A Rede TT → INOVA promoveu a oficina mão-na-massa da Plataforma iTec, sendo executada pelo Ricardo Magnani, gerente de projetos da ANPEI, com apoio do Marcus Zanon, gerente da Agência TECPAR de Inovação (Instituto de Tecnologia do Paraná).
2º - A Rede TT → INOVA participou de uma mesa redonda do IV Workshop de Tech Mining e Inovação: Resultados de Redes coordenado pela Suzana Russo (UFS). A apresentação intitulada “Mapeamento da Rede TT → INOVA” foi feita pelo Marcus Julius Zanon e Nayara Kelly Oliveira (TECPAR, Rede TT → INOVA). Foi apresentado o objetivo do projeto seguido de um estudo com a definição das categorias nas quais as atividades das empresas incubadas e graduadas estão enquadradas no mercado e um estudo comparativo entre as instituições alojadas nas incubadoras dos Núcleos Inovação Tecnológica (NITs) regionais.
3º - Ocorreu um Fórum CYTED: Rede TT → INOVA, ainda dentro do evento, coordenado por Marcus J. Zanon (Rede TT → INOVA, FORTEC, TECPAR) com as seguintes palestras:
- Facilitador de Transferência de Tecnologia Transnacional (Modelos de Contrato) - Patrícia Falcão e Glaucia Gomes (Clark Modet)
- Rodada de Negociação e TT para competitividade nas EBTs - Leandro Barreto (SEBRAE-BA)
4º - Ocorreu ainda, uma reunião sobre potencial de transferência de tecnologia na Rede TT → INOVA com a coordenação de Marcus Julius Zanon (TECPAR, FORTEC). Na reunião foram colocados os seguintes assuntos em pauta:
• A consciência da necessidade da inovação e seus conceitos devem estar alinhados com os valores da ICT;
• A existência de uma estratégia de inovação bem definida da instituição é fundamental para a estruturação com sucesso de um NIT;
• O NIT é gestor da política de inovação, mas esta política de inovação é da instituição e não apenas do NIT
Como resultados da reunião, foi identificada a extrema importância para uma ICT conhecer e saber o potencial de mercado das tecnologias que têm a oferecer, ressaltando que o NIT “se estruture e atue” para ser ágil e atento às demandas do mercado. Também foi salientado que os NITs devem procurar explorar com mais ênfase o potencial de pesquisa de sua instituição, não apenas as patentes.
O mapeamento dos gargalos das empresas de base tecnológica para internacionalização e transferência de tecnologia foi realizado no período de 02/08-01/09/2016. Foi solicitado aos coordenadores das Instituições/Organizações participantes da Rede TT → INOVA , o contato de todas as empresas graduadas e incubadas. Na sequência, um formulário para preenchimento foi encaminhado a cerca de 862 empresas incubadas e graduadas, a fim de mapear os gargalos com relação à transferência de tecnologia.
Das 18 instituições/organizações participantes da Rede, na época da pesquisa, quatro não possuem empresas incubadas/graduadas ou não encaminharam nenhum contato. Das empresas que responderam ao formulário encaminhado, 46,9 % disseram ser Incubada, 28,1 % Graduada, 12,5 % Pré-incubada e 12,5 % disseram estar ligada às Incubadoras de outra forma, tal que 97 % do total respondeu estar “ativa” ainda.

Figura 1 - Resultado das respostas apresentadas no formulário referente à transferência de tecnologia de empresas incubadas e graduadas que fazem parte das instituições/organizações participantes da Rede TT → INOVA .
Para as empresas que realizaram Transferência de Tecnologia, 54,5 % responderam que houve dificuldade no processo, tal que algumas ainda pontuaram estas:
- Desalinhamento de interesses e prazos;
- Deficiência na comunicação;
- Desentendimento geral do projeto;
- Problemas de negociação;
- Sigilo, privacidade e ética;
- Burocracia do processo;
- Risco de investimento nas inovações;
- Entre outros.
Mesmo assim, das empresas que tiveram dificuldades, 57,1 % responderam que estas foram superadas, enquanto que 42,9 % não as superaram e indicaram ainda que outras tentativas não foram realizadas, que as propostas subsequentes não foram adequadas ou então, que os prazos e interesses não puderam ser alinhados.
Para as empresas que responderam não ter existido tentativa de Transferir Tecnologia, a maioria (80 %) respondeu que isso ocorreu porque não houve oportunidade, enquanto que 15 % responderam que foi porque não houve interesse.
Se não foi realizado Transferência de Tecnologia, 88 % das empresas responderam que teriam interesse em realizar.
Além disso, as empresas que responderam este formulário sugeriram a vontade de conhecer mais a fundo o tema Transferência de Tecnologia, quais as formas existentes, benefícios, riscos e processos legais.
Organização de Evento - I Encontro da Rede TT → INOVA
Organização do “I Encontro da Rede TT → INOVA e XXIII Workshop INTEC: Gestão de Incubadoras”, realizado nos dias 16 e 17 de março de 2017 em Curitiba - PR. O evento integra o Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento - CYTED por intermédio da Rede Iberoamericana de Transferência de Tecnologia para Inovação Tecnológica Competitiva - Rede TT → INOVA , e teve por objetivo principal promover o conhecimento na área de gestão de incubadoras, a integração transnacional e a troca de experiência entre os Gestores e Administradores de Incubadoras e Núcleos de Inovações Tecnológicas (NITs) não somente do Brasil mas também de outros países participantes da Rede Ibero-americana.
O evento teve como tema principal a melhoria na gestão das Incubadoras e NITs, apresentação de projetos de incentivo à inovação, vantagens de atuar em redes, cases de sucesso em Incubadoras, painéis de benchmarking e oficinas de trabalho que rendeu inúmeras discussões inseridas nos seguintes tópicos referentes a um modelo de gestão: sensibilização e prospecção, planejamento, qualificação, assessoria/consultoria, monitoramento, graduação e gerenciamento.
Organização de Evento - II Encontro da Rede TT → INOVA
Organização do “II Encontro da Rede TT → INOVA e XXIV Workshop INTEC - Propriedade Industrial e Proteção do Conhecimento Sensível: Transversalidades e Experiências”, realizado nos dias 23 e 24 de novembro de 2017 em Curitiba – PR.
O evento, destinado às empresas, startups, incubadoras, parques tecnológicos, além dos núcleos de inovação tecnológica e toda comunidade acadêmica, voltado para empresários e empreendedores, teve como objetivo apresentar metodologias e ferramentas disponíveis para aprimorar a proteção do conhecimento científico e tecnológico.
Formação - Curso Método CAF para el Desarrollo Acelerado de Patentes
Com o apoio do Projeto Rede TT → INOVA , apoiado pelo CYTED, o Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar e a Universidade da Região de Joinville- Univille participaram do terceiro treinamento no desenvolvimento acelerado de Patentes Tecnológicas no Paraguai, nos dias 30/10 à 03/11/2017, organizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT) e pela Direção Nacional de Propriedade Intelectual do Paraguai (DINAPI), para esta edição, com 57 representantes de várias entidades públicas e privadas do Paraguai.
O workshop funcionou no âmbito do Método CAF para o desenvolvimento acelerado de patentes, que já conseguiu a conceitualização de mais de 750 conceitos tecnológicos desenvolvidos por 650 profissionais treinados. Esses resultados impactam diretamente nos Indicadores de inovação tecnológica na região. O método CAF para o desenvolvimento acelerado de patentes é implementado em 6 países da região (Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai e México). Com este tipo de iniciativas, pretende aumentar a capacidade de gerar mais pedidos de patentes no Paraguai e seu registro no país e nos USPTO – Escritório de Patentes dos Estados Unidos da América, para posterior comercialização. Este importante esforço de treinamento para a conceituação e registro de tecnologias patenteáveis do setor público e do setor privado beneficiará o desenvolvimento e a renda do país. Como resultado foram gerados 7 conceitos tecnológicos, passíveis de patenteamento.
Disseminação da Rede por parte dos integrantes em eventos
- X Encontro Anual do FORTEC
Apresentação do CYTED e da Rede TT → INOVA no X Encontro Anual do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), em Cuiabá/MT, Brasil, entre os dias 09 a 13/05/2016, com a participação de diversos integrantes da Rede.
- Macau’s International Conference on Intellectual Property 2016
Apresentação de palestras do Coordenador da Rede TT → INOVA (Marcus J. Zanon) na “Macau’s International Conference on Intellectual Property 2016” (MICIP) (http://micip2016.macaota.org/), em Macau e no “Seminar on Legal Service Co-operation between China and Portuguese-speaking Countries”, em Zuhai, na China, nos dias 27 e 28/06/2016. Neste evento o coordenador da Rede apresentou o sistema de depósito de patente que é executado no Brasil, a inovação perante o enquadramento jurídico brasileiro, divulgou as redes de conhecimento tal como a Rede TT → INOVA , além de ter conhecido diversas pessoas da área de inovação agregando possibilidade de parcerias.
- II Workshop de Inovação do IFPR
Apresentação de palestra e esclarecimento de dúvidas sobre Inovação pelo Coordenador da Rede TT → INOVA (Marcus J. Zanon), no “II Workshop de Inovação do Instituto Federal do Paraná (IFPR)”, em Curitiba/PR, Brasil, entre os dias 24 a 26/08/2016. Neste evento foi possível instigar o espírito empreendedor do corpo discente do Instituto Federal do Paraná, apresentar as formas legais de regularização de uma inovação (depósito de patente, registro de marca, entre outras), além de esclarecer dúvidas sobre transferência de tecnologia e debater sobre as vantagens de atuar em redes, como a Rede TT → INOVA .
- 73ª Semana Oficial de Engenharia e de Agronomia (SOEA)
Apresentação de palestra pelo Coordenador da Rede TT → INOVA (Marcus J. Zanon), intitulada: “Inovação e redes de conhecimento”, na “73ª Semana Oficial de Engenharia e de Agronomia (SOEA)”, em Foz do Iguaçu/PR, Brasil, entre os dias 29/08 a 01/09/2016. Neste evento o coordenador da Rede apresentou as principais funções de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e das Incubadoras, indicou alguns caminhos legais de prospecção de novas tecnologias e incentivou a atuação em redes de conhecimento, tais como a Rede TT → INOVA .
- Workshop of International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP)
Apresentação de palestras pelo Coordenador da Rede TT → INOVA (Marcus J. Zanon) no “Workshop of International Association of Science Parks and Areas of Innovation” (IASP), em Montevidéu, no Uruguay, nos dias 03 e 04/11/2016. Neste evento foi possível apresentar a atuação do Tecpar e divulgar a Rede. A troca de experiências e de contato com diversos agentes e apoiadores do desenvolvimento tecnológico, tais como gestores de incubadoras e agências de fomento ampliou as possibilidades de novos participantes.
- 4° Seminário do Tecpar
Apresentação de palestra sobre a Rede TT → INOVA pelo Coordenador da Rede TT → INOVA (Marcus J. Zanon) no “4° Seminário de Integração Técnico-Científica do Tecpar”, no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Curitiba/PR, Brasil, no dia 14/12/2016. Neste Seminário foi possível difundir a Rede perante o Tecpar, além de conhecer outras áreas em que o Tecpar tem atuado, inclusive para poder auxiliar nas possibilidades de obtenção de propriedade intelectual e possível transferência de tecnologia que possa ser gerada por alguma destas pesquisas apresentadas.
- XI Encontro Anual do FORTEC
Este evento que contou com a participação de vários membros da Rede, ocorreu entre os dias 16 e 19/05/2017 em Fortaleza/CE, Brasil. O Coordenador do TT → INOVA, Sr. Marcus Julius Zanon, dirigiu a mesa redonda denominada “Experiências em gestão da propriedade intelectual e transferência de tecnologia em instituições latino-americanas”, tendo como objetivo promover a interação entre institutos Iberoamericanos para a promoção da inovação. Além da mesa redonda, houveram ainda duas apresentações de palestras, uma de Luciana Diaz que apresentou a Universidad Nacional del Litoral, da Argentina, e suas atividades para a incorporar ciência e tecnologia no estado e exemplos bem-sucedidos de transferência de tecnologia. A outra palestra apresentada pela Rede foi de Déborah Szwedzki, do IPTP do Uruguai, que contou sobre a história do instituto e quais atividades realizam para a promoção da inovação na universidade.
- VII ProspeCT&I 2017
A Rede TT → INOVA teve quatro participações neste evento, que aconteceu entre os dias 15 a 19/08/2017 em Salvador/BA, Brasil:
1º - A Rede TT → INOVA promoveu a oficina mão-na-massa da Plataforma iTec, sendo executada pelo Ricardo Magnani, gerente de projetos da ANPEI, com apoio do Marcus Zanon, gerente da Agência TECPAR de Inovação (Instituto de Tecnologia do Paraná).
2º - A Rede TT → INOVA participou de uma mesa redonda do IV Workshop de Tech Mining e Inovação: Resultados de Redes coordenado pela Suzana Russo (UFS). A apresentação intitulada “Mapeamento da Rede TT → INOVA” foi feita pelo Marcus Julius Zanon e Nayara Kelly Oliveira (TECPAR, Rede TT → INOVA). Foi apresentado o objetivo do projeto seguido de um estudo com a definição das categorias nas quais as atividades das empresas incubadas e graduadas estão enquadradas no mercado e um estudo comparativo entre as instituições alojadas nas incubadoras dos Núcleos Inovação Tecnológica (NITs) regionais.
3º - Ocorreu um Fórum CYTED: Rede TT → INOVA, ainda dentro do evento, coordenado por Marcus J. Zanon (Rede TT → INOVA, FORTEC, TECPAR) com as seguintes palestras:
- Facilitador de Transferência de Tecnologia Transnacional (Modelos de Contrato) - Patrícia Falcão e Glaucia Gomes (Clark Modet)
- Rodada de Negociação e TT para competitividade nas EBTs - Leandro Barreto (SEBRAE-BA)
4º - Ocorreu ainda, uma reunião sobre potencial de transferência de tecnologia na Rede TT → INOVA com a coordenação de Marcus Julius Zanon (TECPAR, FORTEC). Na reunião foram colocados os seguintes assuntos em pauta:
• A consciência da necessidade da inovação e seus conceitos devem estar alinhados com os valores da ICT;
• A existência de uma estratégia de inovação bem definida da instituição é fundamental para a estruturação com sucesso de um NIT;
• O NIT é gestor da política de inovação, mas esta política de inovação é da instituição e não apenas do NIT
Como resultados da reunião, foi identificada a extrema importância para uma ICT conhecer e saber o potencial de mercado das tecnologias que têm a oferecer, ressaltando que o NIT “se estruture e atue” para ser ágil e atento às demandas do mercado. Também foi salientado que os NITs devem procurar explorar com mais ênfase o potencial de pesquisa de sua instituição, não apenas as patentes.