A Rede interdisciplinar JUST-Side visa desenvolver uma metodologia de integração da justiça territorial e ambiental nas políticas públicas baseando-se em técnicas de visualização, geoprocessamento e disponibilização digital de informação territorial e socio-ambiental.
A prossecução do desenvolvimento sustentável através de informação geoespacial que permita concretizar a integração de preocupações socio-ambientais nas políticas é já uma imposição jurídica reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012: “Reconhecemos a importância dos dados espaciais, do monitoramento in situ, e de informações geoespaciais confiáveis para políticas, programas e projetos de desenvolvimento sustentáveis” (O futuro que queremos, §274, http://ggim.un.org/).
Na União Europeia, a produção e disponibilização de informação ambiental espacializada é uma obrigação das autoridades públicas (Diretivas sobre acesso à informação ambiental e Inspire). A experiência Europeia revela-se inspiradora para o fortalecimento de uma Rede Iberoamericana que estimule, interligue e promova a utilização de ferramentas, dados e software livre ou de código aberto, colocadas ao serviço da governação para a sustentabilidade, da cidadania ambiental e da justiça territorial.
A Rede JUST-Side pretende desenvolver, testar e difundir metodologias interdisciplinares de utilização dos dados primários existentes para deles extrair informação relevante para as políticas públicas territoriais e ambientais de forma a permitir uma reorientação ecológica e social de políticas públicas.